quinta-feira, 12 de julho de 2012

Testemunho do Missionário Mouzinho Muchaia

Mouzinho João Muchaia

1. Nascimento
Mulevala uma pequena vila, cujo o nome significa "Terra dos idosos" ou de "doação" com cerca de 1000 habitantes da tribo lomué (um povo camponês, caçador e pescador) onde nasceu Mouzinho em 1974, filho de pai pastor (senhor Muchaia) e mãe agricultora, camponesa (senhora Maria). Mouzinho era o 6º filho do Sr. Muchaia e Srª Maria que no total tinham dez filhos (Cinco filhas e cinco filhos).

A coisa que deixava a família Muchaia mais triste era: sempre que nascessem um filho homem (menino) morria antes dos 2 anos. Quando a senhora Maria ficou grávida, orou a Deus "Se for um menino, peço que o proteja o livre da morte e ajude-o a crescer nos teus caminhos e que venha a ser servo do Senhor e trabalhar na sua Seara". Quando o menino nasceu, seu pai deu o nome emprestado de Yohane (que quer dizer João) isso depois dos 2 anos. Quando completou 3-4 sua mãe sem acreditar o que estava vendo mas cheio de esperanças, deu o nome de "Moisés" que passou a se chamar "Moisezinho" (carinhosamente falando) e aos 5 anos fez o 1º aniversário, de Yohane (João, ) para Moise (que significa Moisés, o Moisezinho) por causa da história semelhante de Moisés do Egito com a do seu filho. Ela sempre reconhecia que a existência de seu filho era um presente e também um milagre de Deus.


2. Criação
Em 1977, o pequeno Moisés junto seus pais passaram a morar na cidade da Beira (a 2ª maior cidade de Moçambique) na província (estado) de Sofala, onde foi criado, cresceu e estudou. Moisezinho ou o "Zinho", como carinhosamente ficou conhecido seu nome querendo dizer "o pequeno Moisés" quando completou 5 anos de idade os pais decidiram agora registrado (até então já tinha esperança de que o menino viveria) onde ficou registrado e passou a se de chamar por Mouzinho João Muchaia, Moisés (nome dado pela sua mãe), João (1º nome que recebeu do seu pai após nascer) e Muchaia (seu sobrenome). A coisa mais impressionante ainda, é que até aos cinco anos “Mouzinho” não falava direito, era gago, mas com a graça de Deus com seis anos começou a falar e frequentar a escola.


3. Experiência com Cristo
Mouzinho foi criado numa família cristã, isto é, num lar evangélico, seus pais começaram a levá-lo a casa do Senhor, na Igreja onde o seu pai pastoreava (Igreja Evangélica de Cristo de Moçambique - Beira) desde pequeno, alem disto também, foi criado ouvindo a palavra do Senhor em casa (através de cultos domésticos). Num desses cultos, “Culto da Família” (era assim como seus pais chamavam) em Junho 1983, o Mouzinho com 9 anos de idade, teve oportunidade de receber Cristo como seu unico Senhor e Salvador de sua vida. Naquele dia sua mãe contara como Jesus havia sofrido e sido maltratado (batido, maltratado e morto por homens maus) pelos nossos pecados, esta mensagem lhe tocou bastante a ponto de Mouzinho aquele que se considerava santo e crente por ser filho de crente e de pastor, também se considerar de homem mau e pecador, mas sua mãe dona Maria disse: assim como Jesus perdoou aqueles homens maus, também poderia perdoa-lo e torná-lo filho de Deus... naquele momento a mãe orou junto com ele... que alívio e ao mesmo tempo alegria teve o Mouzinho depois da oração e saber que foi perdoado suas falhas e tornado amigo de Jesus.

Certo dia o Mouzinho pegou uma briga com seu colega da escola, o colega rasgou sua roupa e até seus cadernos, ele ficou com medo seus pais saber do que havia acontecido, ele disse em oração: “Amigo Jesus, não permita que meus pais se zanguem comigo e ajuda-me para eu não apanhar com meus pais quando souberem disso que aconteceu...” Mas logo que chegou, apanhou, isso lhe trouxe muita tristeza e insegurança da sua salvação, ele pensou que Jesus não respondeu sua oração por que ficou triste e o havia abandonado, desde aquele dia passou a ter uma vida de salvação insegura. Mas anos depois conheceu uma missionária que veio trabalhar em sua igreja e que tornara também sua professora da escola dominical, ajudou-lhe dando segurança da sua salvação, mostrando-lhe as infalíveis promessas de Deus para aqueles que creem nEle e tornado filhos: João 1.12 (você é filho de Deus), Dt.31.6 (em momento algum ele te Deixará), Is.43.1 (você é propriedade exclusiva de Deus). Foi mais uma alegria para Mouzinho passar por esta fase de estagio espiritual. Mas até então não sabia o que Deus preparava para sua vida futura. Ele se dedicava no grupo coral da igreja local, pois gostava muito de louvar a Deus.


4. Preparação e Desafios
Aos 16 anos a igreja pediu-lhe para fazer seminário, para depois voltar a pastorear numa das congregações da sua denominação (Igreja Evangélica de Cristo em Moçambique), os pais ficaram muito felizes por seu filho ser indicado para fazer seminário (para o serviço pastoral), o que era o sonho da mãe. Mas quando o Mouzinho recebeu a noticia, recusou o convite, por um motivo: Por ver o ministério de seu pai passar por muitas lutas e até a família muitas vezes passar por muitas necessidades e limitações financeiras e até de alimento, por falta de sustento, somente recebia de alguns irmãos mantimento que não cobria o mês, o que deixava a família passar fome e necessidades. Por este motivo o desafio de Mouzinho era de estudar e se formar para depois trabalhar e ajudar a família. O Curso que almejava era o da medicina, Direito ou Pedagogia.

Em 1992, após ter concluído o 2º ciclo primário do ensino básico “7ª Classe”(fundamental), perdeu o ano por falta financeira para matricular-se numa escola secundaria, para continuar seus estudos, o que o levou a procurar um emprego, o 1º foi prestar serviços domestico (empregado doméstico), na casa de uma família muçulmana onde recebia 25.000,00Mt (vinte e cinco mil meticais) da antiga moeda de Moçambique atualmente 25,00Mt, equivalente a U$.1,00 (um dólar) certo dia o Mouzinho, compartilhou com seu patrão os problemas que lhe fizeram a parar de estudar e a necessidade e o desejo de um dia voltar a estudar e eles decidiram ajudá-lo a matriculá-lo de novo na escola, no ano seguinte ele já podia voltar aos bancos da escola, e depois por ser muito aproveitado o seu patrão pensou em transferi-lo passando a trabalhar no supermercado da família e conseqüentemente subiu o seu salário, para 100.000,00Mt (cem mil meticais) hoje 100,00MT equivalente a U$.4,00 (quatro dólares).

Durante o dia trabalhava e a noite estudava que ficava 4 kms a 7 kms e sempre ia a pé, apesar que isso não era fácil para ele e também não deixava seus pais felizes, pois entrava 6h.30.AM e saia as 13h.30.PM e tinha que sair todos os dias as 4h ou 5h da manhã.

No ano seguinte, o Mouzinho recebeu uma proposta seguida de uma obrigação: foi convidado a renunciar (o cristianismo) a sua religião pelos seus patrões e passar a ser muçulmano (passar a professar a religião islâmica), quando assim fizesse passaria a ser responsável de vendas e a ganhar um salário melhor, se assim não o fizesse perderia o emprego assim como os estudos. Ele como conhecia a Cristo, não aceitou a proposta, acabando sendo despedido do emprego, por ele ter recusado também os patrões dele mandaram riscar o seu nome da escola.


5.Formação Teológica e o Envolvimento no trabalho com as crianças
Depois a igreja lhe chamou para ajudar na EBD, departamento infantil, mas sem formação, em 1994 decidiu fazer um curso básico de teologia (de 2 anos) e um curso para professores de Crianças, numa escola Bíblica para melhor servir ao Senhor.

Em 1997, chegou a primeira equipe da APEC em Moçambique, na Beira pelo Projeto “Crianças da África Portuguesa para Cristo” desde 1992, ele sempre ouviu falar desta missão por uma missionária brasileira que trabalhava na altura em sua igreja (missionária Sueli), essa lhe incentivou a fazer o curso, a partir dali nasceu uma grande paixão de trabalhar com as Crianças. Mas o sonho de continuar com seus estudos era grande; por isso no mesmo ano pensou de viajar a Maputo, capital de Moçambique, para continuar seus estudos e procurar emprego melhor (procurar melhores condições de vida e procurar novas oportunidades de continuar com os estudos).

Quando lá chegou continuou a ajudar a igreja na área das crianças, três meses depois foi convidado a trabalhar num Centro de Recuperação e Acolhimento de Crianças de Rua e Carentes (um centro evangélico), como assistente social e conselheiro espiritual. Em 1998, chegou a 2ª equipe da APEC do Brasil, com o mesmo projeto e alvos e voltou a fazer dessa vez em Maputo, foi nesta altura que conheceu o Pr. Gilberto Celeti que lhe desafiou com as seguintes palavras “o futuro de Moçambique está nas mãos das Crianças e o futuro das crianças, em nossas mãos”. Mouzinho ficou confuso com essas palavras, pois, não era seu plano de trabalhar com as crianças o resto da sua vida (num tempo integral).

Depois foi convidado a cooperar no ministério com crianças como voluntário junto a APEC por irmão Jossefa, o diretor da APEC de Moçambique, como voluntario, onde dava o seu tempo uma vez por semana para alcançar crianças com o evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo, nas classes de Boas Novas e Escolas.

6. Chamada Missionária
1999, num desafio missionário, o pastor falou da atitude de dois tipos de pessoas (homens) que receberam o chamado de Deus: 1. Abraão e Isaias – Falou pela sua prontidão, disposição e obediência, 2. Moisés e Jonas – mostrou da sua atitude de desobediência e desculpas (justificativas), conclui dizendo: que Deus não se foge, pois os planos de Deus nunca falham e nunca fracassam, independentemente das nossas desculpas ou razões. Ainda através de João 15:13,14, Deus mostrou-lhe que fazer missões é uma atitude de OBEDIENCIA, e obedecer revela o nosso AMOR para com Deus e o nosso próximo (Lucas 10:27). A partir daquele momento Mouzinho ficou desafiado e aberto para missões...mas ainda com algumas duvidas relacionadas ao sustento. Como sustentaria sua vida e da sua família (Pois este era seu plano).

Em 2000, abriu-se uma porta através da APEC do Brasil para fazer o curso de Liderança para depois voltar a Moçambique servir ao Senhor entre as Crianças, como missionário da APEC do tempo integral, mas para isso também precisava de uma confirmação de Deus, pois já vinha fazendo um grande trabalho com as crianças de ruas no Centro de Recuperação de Crianças de Rua (CRJ). Lendo a palavra em João 10.16, Mouzinho algo lhe mexeu, sentiu que havia outras e muitas crianças arredores, cada esquina, que também padeciam de fome da palavra, e carentes do amor de Deus. Acabou aceitando, mas continuava inseguro.

Depois do seu curso sentiu a total confirmação por parte de Deus, de dedicar sua vida toda no serviço do Senhor. Junto com dois irmãos (Moçambicanos), foram aceitos para trabalhar do tempo integral na APEC, onde até hoje serve ao Senhor entre as Crianças moçambicanas. Atualmente como diretor da APEC da Região Centro de Moçambique, na Província de Sofala, em Beira. Enquanto servia ao Senhor, Mouzinho sentiu o desejo de continuar a estudar, dessa vez ingressou-se no Seminário Teológico, pois o seu desejo para alem de SERVIR ao Senhor era procurar CONHECER E CRESCER MELHOR NA PALAVRA (cada dia) tendo concluído em 2006.

6. Constituição da Família
Essa história está contada na parte Nossa História desse blog.

0 comentários:

Postar um comentário